Origem do Kung Fu


Não existe um registro histórico preciso quanto à origem do Kung Fu, mas é sabido que já existiam treinamentos militares com o uso de artes marciais na China há mais de cinco mil anos. Os chineses costumavam se referir ao treino das lutas corporais a atividade que requeria muito tempo de prática ou trabalho duro sob rigorosa supervisão de um mestre competente, e em seu dialeto usavam a expressão Gong Fu.

 
O termo gong fu ou kung fu era muito pouco conhecido até aproximadamente o final dos anos 60 do século XX, quando se popularizou por causa dos filmes de arte marcial de Hong Kong (especialmente os de Bruce Lee), e dos seriados para televisão que levavam no título o termo Kung Fu.

O termo Kung Fu não era popular até a segunda metade do século XX, portanto o termo é raramente encontrado em textos modernos fora da China. Acredita-se que a palavra foi primeiramente usada no Ocidente por um missionário jesuíta francês chamado Jean Joseph Marie Amiot, no século XVIII.


O kung fu é a origem de quase todas as outras artes marciais do Extremo Oriente. Há mais ou menos mil e quinhentos anos, sofreu transformações no Templo Shao Lin, onde foram desenvolvidos novos sistemas de kung fu baseado nos movimentos dos animais e preceitos budistas. As técnicas de shao lin tiveram influências do Chan (Zen Budismo) e da arte marcial e da yoga da Índia, elementos que enriqueceram ainda mais seu conteúdo.

Atualmente é praticado em todo o mundo como modalidade desportiva, cultural, filosófica e de defesa pessoal.

** Fonte: Trabalho elaborado para graduação do título de Instrutora, 2006.