Filosofia do Kung-Fu

A filosofia do Kung - Fu está intimamente ligada a três principais correntes filosóficas chinesas: o Confucionismo, o Taoísmo e o Budismo.



Confucionismo
Prega a ordem e atitudes corretas, organização social.
 Presente no sistema familiar do kung - Fu e juramento do praticante.



Taoísmo
Prega a harmonia com as forças da natureza e do encontro do homem consigo mesmo.
Presente em nossas técnicas de luta quando usamos esses mesmos elementos para vencer "com" nosso adversário.



Budismo
A busca espiritual e o auto-aperfeiçoamento.
Presente em nosso treinamento quando nos concentramos e tentamos melhorar sempre cada vez mais não nossa técnica de luta, mas como seres humanos.

ENSINAMENTOS DO KUNG - FU


O verdadeiro praticante de Artes Marciais deve cultivar os seguintes Dons Espirituais que o levam a Força Interior e ao Sucesso na Arte:

Ser Verdadeiro: Ser verdadeiro demonstra uma grande prova de amor e respeito pelas pessoas e por si mesmo, quando não somos sinceros com as pessoas e com nós mesmos, nossas recompensas também serão falsas. A verdadeira Força Interior só poderá existir através da Verdade.

Ser Humilde: Ser Humilde significa ter respeito e reverência primeiro por DEUS, pelos Mestres, pelos Idosos, pelas Crianças, pelos Animais, Plantas e por todos os Seres do Universo. Ser humilde não significa ser capacho de ninguém. Nem sacrificar nossa integridade íntima à pessoa ou circunstância alguma. Ser humilde não significa concordar e ceder aos abusos e má conduta de pessoas arrogantes e sem experiência de vida. Concordar e ceder mimando àqueles que estão em erro, servirá apenas para torná-los criaturas piores nos caminhos da vida. Um Mestre (ou Professor) verdadeiro não mima ninguém, seu grande amor por todos o impede de cometer tal tolice. Ele não dá o peixe na boca, mas ensina as pessoas a caminharem com seus próprios pés, ensina os caminhos para que cada um saiba conduzir suas próprias vidas de forma sólida em direção ao sucesso.

Ser Paciente: Ser paciente significa saber esperar, e enquanto se espera, procurar compreender os acontecimentos. Compreender as relações que as pessoas e circunstâncias nos causam, às vezes nos colocando no lugar dos outros para compreendê-los melhor. Sendo paciente teremos a vitória á longo prazo, conquistaremos o respeito e admiração dos familiares, colegas de trabalho, companheiros nas Artes Marciais e em todas as nossas relações. Ser paciente não significa ser molóide, mas ter a força da compreensão, sendo tolerante e descobrindo coisas que o comum das pessoas não consegue enxergar. Ser paciente é ser forte, e possuir a verdadeira força que os fracos e descontrolados não conhecem.

Ser Estudioso: Ser estudioso pesquisar os caminhos da Arte, mas também compreender que na natureza existe sempre alguém ou alguma coisa que pode nos ensinar. Quando abrimos nosso espírito, temos a chance de aprender com: os Velhos, as Crianças, os Animais, as Leis da Natureza, com os exemplos e experiência dos outros, com os Erros do Passado, com os Livros e com tudo que nos cerca. Jamais devemos cultivar em nosso espírito o cego Orgulho do Saber, pois, quando assim procedemos, estaremos criando uma enorme parede na frente de nossos olhos, estaremos fechando nossos caminhos e acima de tudo, estaremos causando a desunião entre os seres, impedindo que aprendamos uns com os outros, alimentando uma vaidade estúpida e tola, pois até os grandes Mestres são humildes e possuem o seu Grande Mestre Maior.

Ser Senhor de Si Mesmo: Ser senhor de si mesmo significa ter domínio sobre todos os instintos e fraquezas humanas. Não devemos ser escravos dos vícios de qualquer natureza, tais como: Álcool, Drogas, Fumo, Alimentação em excesso e de forma antinatural, Jogos de qualquer espécie, Sexo em excesso e de forma indevida, Esportes que sacrifiquem vidas de animais inocentes como: caçadas, brigas de galo ou qualquer atividade que traga sofrimento aos outros seres. Não devemos deixar que os baixos instintos dominem nosso espírito, nos colocando em situações difíceis e trazendo conseqüências prejudiciais para nós, as outras pessoas, e para o meio em que vivemos, tais como: Ressentimento, Ódio, Inveja, Ciúme, Vingança, Arrogância, Orgulho, Descontrole Emocional e todos os instintos negativos e prejudiciais que fazem do ser humano um escravo.

Ter Consciência Ecológica: Ter consciência ecológica significa aprender a respeitar o Meio ambiente em geral, ter consciência de que somos seres interligados, que necessitamos do ar puro que respiramos, das águas cristalinas, dos vegetais, dos animais, dos minerais, estando cientes de que a destruição da natureza significa também a destruição do próprio homem.

Ser Agradecido: Ser agradecido significa olhar para as coisas boas que possuímos e recebemos, tanto de DEUS, como daqueles que estão nos apontando os caminhos da verdade. Nunca devemos desprezar e desrespeitar àqueles que de alguma forma nos ajudaram a enxergar um pouco mais, e a adquirir as qualidades que hoje possuímos. Não devemos ser egoístas ou mimados, querendo que as pessoas sempre façam tudo para nós, achando estupidamente que tudo que nos acontece é culpa dos demais, e que os outros sempre sejam obrigados a nos ajudar. As outras pessoas só poderão nos ajudar quando, primeiro, termos a boa vontade em ajudar a nós mesmos. Quem não se ajuda, não pode ser ajudado por ninguém. A maior de todas as orações é a do agradecimento, pois quando agradecemos, quando valorizamos as coisas boas que recebemos, estaremos polarizando nossa mente para receber coisas ainda maiores, e assim nossos caminhos se abrirão e teremos sucesso em todos os setores: Familiar, Financeiro, e todos os contatos sociais. Ao invés de pedir, primeiro devemos agradecer o que temos.

Ser Amigo e Companheiro Verdadeiro: O verdadeiro amigo e companheiro é aquele que ajuda de alguma forma o crescimento do outro. Em qualquer relacionamento deve haver liberdade para que cada um possa expressar seus sentimentos sem barreiras, com respeito e amor para que haja crescimento sadio. O verdadeiro amigo fica feliz com o sucesso do companheiro e também das outras pessoas. Aparentemente é fácil ser amigo, mas na realidade, somente os sábios e os espíritos fortes sabem o que é ser amigo e companheiro de verdade. Em nossa passagem pela Terra devemos deixar nossa marca como homens de grandeza e caráter positivo, aquele que, toda criança sonharia em ser quando crescer e todo velho se orgulhe em ter sido.

Ser Corajoso: Ser corajoso não significa realizar façanhas espetaculares diante dos amigos, esperando o aplauso e elogio de todos. Ser corajoso verdadeiramente é ser capaz de olhar para dentro de si mesmo e reconhecer os próprios erros e fraquezas, nos corrigindo para melhor. Ser corajoso é nunca se envergonhar diante dos outros, em ser um seguidor fiel da verdade. O homem não deve fugir dos problemas, mas enfrentá-los e vencê-los, com compreensão, sabedoria e coragem. A solução de qualquer problema nunca está fora, mas dentro do próprio problema.


Ser Forte: Ser forte é ser capaz de ceder, quando os fracos e orgulhosos não cedem fingindo que são fortes. O homem forte não se irrita facilmente, sabe que ninguém tem o poder de feri-lo, sem o seu próprio consentimento interior. A cólera, arrogância e gritos, são sinais de total descontrole e fraqueza interior. A força verdadeira está em ser sereno, calmo, compreensivo, e consciente dos acontecimentos. Somente o homem puro de coração pode ser dono da Grande Força, pois, não abriga em seu íntimo, sentimentos negativos como: Inveja, Vingança, Ressentimento, Ódio, e todos os instintos malignos e fracos. O homem de bons princípios e inteligente, sabe que existe uma justiça maior que governa todos os homens e leis do Universo, por isso, descansa em paz e alegria, sabendo que nenhum ser humano escapa daquilo que alimenta em sua própria alma. Pense no Bem, e o Bem lhe chegará. Pense o Mal e o Mal também virá. O homem que carrega o mal em seu coração, que alimenta o Ódio, sempre foi e será vítima de seu próprio veneno, ou seja, seus sentimentos negativos e malignos.

Ter Consciência Universal: É saber que todos os homens e seres são irmãos, se estão interligados. A consciência Universal trabalha para que um dia a humanidade cresça interiormente (Espiritualmente) e que todos falem a mesma linguagem e reconheça que somos todos irmãos. A humanidade precisa e deve acordar de seu sono, pois vários são os Grandes Seres que estão alertando os homens desde o começo dos tempos. Exemplo: Jesus Cristo, Buda e outros. Cada homem por mais pequeno que seja, pode colaborar para a grande transformação da raça humana, com sua maneira diferente de pensar, exercendo influência aos outros homens e finalmente juntos construiremos uma Grande Força Universal.


** Fonte: Trabalho elaborado para graduação do título de Instrutora, 2006. (by Rê Olmedo©)