Confucionismo

Conhecido pelos chineses como Junchaio (ensinamentos dos sábios), o Confucionismo tem como princípio básico à busca do Caminho (Tao), que garante o equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu.

Tendo em vista que o Confucionismo trata primariamente de condutas morais e de ordem social, esta religião é freqüentemente categorizada como um sistema ético e não como uma religião. Em sua visão de reforma, Confúcio advogava justiça para todos como o fundamento da vida em um mundo ideal, onde os princípios humanos, cortesia, piedade filial, e virtudes da benevolência, retidão, lealdade e a integridade de caráter deviam prevalecer. Porém, deve-se atentar às perspectivas do povo chinês na época de Confúcio, e observar as influências que ele trouxe, as quais não se limitam a uma esfera ética.

No Confucionismo não existe igrejas, clero, ou credo. Entretanto, a religião influencia as formas de pensamento, educação e governo do povo chinês.

AS VIRTUDES ESSENCIAIS DO HOMEM SÃO:

1. O amor ao próximo

2. A justiça

3. O cumprimento das regras adequadas de conduta

4. A autoconsciência da vontade do "Céu"

5. A sabedoria e sinceridade desinteressadas

AS DOUTRINAS CONFUCIONISTAS PODEM SER RESUMIDAS EM SEIS PALAVRAS-CHAVES:

1- Jen - humanitarismo, cortesia, bondade, benevolência. É a norma da reciprocidade, ou seja, "não faça aos outros o que você não gostaria que lhe fizessem”.Esta é a virtude mais elevada do Confucionismo. Segundo ensinam, se o homem colocá-la em prática, ele poderá viver em paz e em harmonia com as outras pessoas.

2- Chun-tzu - homem superior, virilidade. Segundo Confúcio, o homem para ser perfeito deve ter humildade, magnanimidade, sinceridade, diligência e amabilidade. Somente assim, ele poderá transformar a sociedade em um estado de paz. Porém, a realidade do ser humano é outra. O homem natural é egoísta, soberbo e mal contra seu próximo.

3- Cheng-ming - Retificação dos nomes. Este conceito ensina que para uma sociedade estar em ordem, cada cidadão deveria ter um título designativo ou um papel, e afirmar-se neste papel no esquema da vida. O rei, atuando como rei, o pai como pai, o filho como filho, o servo como servo.

4- Te - poder, autoridade. Confúcio ensinava que a virtude do poder, e não a força física, era necessária para dirigir qualquer sociedade.Todo governante, segundo ele, deveria ter esta autoridade para inspirar seus súditos à obediência.

5- Li - padrão de conduta exemplar, propriedade, reverência. Segundo Confúcio, cada governante deveria ser benevolente, proporcionar um bom padrão de vida para o povo e promover a educação moral e os ritos. Sem esta conduta, o homem não saberia estabelecer a diferença entre o rei e o súdito, não saberia a relação moral entre os sexos, e não saberia distinguir os diferentes graus de relacionamento na família.
6- Wen - artes nobres, que inclui: música, poesia e a arte em geral. Confúcio considerava a música como a chave da harmonia universal. Ele cria que toda expressão artística era símbolo da virtude e que deveria ser manifesta na sociedade. "Aqueles que rejeitam a arte, rejeitam as virtudes do homem e do céu". Para Confúcio, a música era um reflexo do homem superior e espelhava seu caráter verdadeiro.


** Fonte: Trabalho elaborado para graduação do título de Instrutora, 2006.